Investigação Imobiliária: A importância da Due Diligence antes de assinar um contrato

Investigação-Imobiliária-A-importância-da-Due-Diligence-antes-de-assinar-um-contrato

Antes de realizar qualquer compra, é essencial conhecer o estado do objeto e quais são as garantias envolvidas para o comprador. Para transações imobiliárias, uma investigação imobiliária é vital para garantir a segurança e transparência da negociação. Essa investigação é conhecida como Due Diligence Imobiliária e é um mecanismo preventivo de problemas e pendências legais que deve ser realizado antes de adquirir ou vender um imóvel.

A Due Diligence Imobiliária é uma investigação detalhada acerca do imóvel, proprietários atuais e anteriores, assim como os possíveis compradores, fazendo uma avaliação minuciosa sobre tudo o que envolve o negócio imobiliário. Essa investigação pode prevenir problemas legais e financeiros no início de uma negociação imobiliária, permitindo o exame de várias situações irregulares que podem trazer prejuízos para as partes envolvidas.

Os profissionais que fazem a Due Diligence Imobiliária são advogados especialistas em direito imobiliário ou profissionais experientes em Due Diligence. Esses profissionais realizam um trabalho mais aprofundado do que a obrigação legal do corretor de imóveis de prestar esclarecimentos acerca da segurança ou do risco do negócio.

Na Due Diligence Imobiliária, vários documentos devem ser analisados, o que depende do tipo da negociação e do imóvel envolvido. Alguns documentos importantes são certidões de matrícula no registro de imóveis, cópia do título de propriedade do imóvel, carnê do IPTU e comprovantes de pagamento, certidão negativa de tributos municipais e federais, certidão atualizada com o histórico do cadastro de contribuintes do imóvel, declaração da prefeitura que o imóvel não se encontra em local alvo de desapropriação, tombamento ou nas proximidades de imóveis tombados, certidão de regularidade ambiental da prefeitura, documentos do vendedor e proprietários anteriores, entre outros.

Em suma, a Due Diligence Imobiliária é fundamental para a segurança de transações imobiliárias, permitindo que o comprador e o vendedor conheçam detalhadamente o imóvel e sua situação jurídica e financeira antes de assinar o contrato. É importante destacar que essa investigação pode prevenir problemas e pendências legais e financeiras no início da negociação, tornando-se assim, um investimento necessário para a segurança e sucesso da transação imobiliária.

Para que se saiba a relevância de certas características dos bens, da sua documentação e da situação jurídica das partes envolvidas, deve-se procurar profissionais especialistas e experientes para a realização desse trabalho que é muito importante.

Facebook
Pinterest
LinkedIn
Twitter
Email

Defenda seus direitos com uma advocacia especializada

Nosso atendimento é de excelência, com uma equipe altamente capacitada e dedicada a oferecer as melhores soluções para nossos clientes. Realizamos pesquisas aprofundadas e aplicamos tecnologias avançadas em nossos processos, buscando incessantemente trazer resultados cada vez mais satisfatórios para você.

Distrato Imobiliário

Cotas
Raciais

Obras
Irregulares

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

× Falar com advogado